Projeto Círculo de Cultura Surda

O que é
O Projeto Círculo de Cultura Surda acontece na UnB e tem como objetivo desenvolver iniciativas culturais que visam a inclusão social e desenvolvimento sustentável de grupos de surdos. Estas iniciativas ocorrem através da produção de “filmes de animação surdos”.
Como funciona
A dinâmica do projeto é a de um círculo, onde não há qualquer ordem hierárquica entre aqueles que participam do mesmo. Sendo assim, o aluno é livre para exercer aquilo que mais lhe dá prazer e o valoriza, contribuindo com o que pode e quer.
Participação do surdo
Os filmes são integralmente produzidos pelos surdos, desde a criação da narrativa, roteiro, animação e interpretação.
Importância do “filme surdo”
Os “filmes surdos” são apresentados em diversos contextos, com o intuito de promover a Cultura Surda e dar visibilidade ao surdo dentro da comunidade ouvinte, além de possibilitar o contato do ouvinte com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os “filmes surdos” podem, também, ser utilizados em salas de aula minimizando as dificuldades e desafios encontrados pelos surdos no processo de aprendizagem em escolas regulares. Como o mundo dos surdos é visual, as animações ajudam a explicar diversos conceitos que em português são incompreensíveis.

Contato:
Projeto Círculo de Cultura Surda
Universidade de Brasília
Contato: Danilo Alves Rippel
E-mail: danillorippel@gmail.com
Telefone: (61) 9842 6698

Colaboração: Ana Rosa Chaves Marwell de Oliveira