CineCIL

imagem: internet

O cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor. Apesar de seu recente tempo de vida na história da arte, o Cinema já nos trouxe muitas possibilidades de encantamento, reflexão e aprendizado.

Assim, em março de 2008 iniciou-se no  CIL 01 de Brasília o “Projeto CineCil” com o intuito de possibilitar aos nossos estudantes o acesso à cinematografia nacional e internacional de longa e curtas-metragens,  visando a formação sociocultural e política no âmbito Escolar.

Inicialmente, as sessões aconteciam somente às 18h30min. A partir de 2011, iniciaram-se as sessões de matinê também às 12h45min, alcançando assim os jovens do ensino fundamental.

Os professores que nele trabalham são voluntários. Sugerem títulos, adquirem ou alugam novos títulos e acompanham os alunos nas sessões  que acontecem sempre às quartas-feiras. Também o laboratório de informática tem importante papel na elaboração de cartazes, divulgação na escola, internet e meios sociais.

O “Projeto CineCil” mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da Escola.

EQUIPE DO CINECIL