Popplet e Wordle

Considerando que utilização de novas ferramentas tecnológicas instiga os estudantes a buscarem novos conhecimentos e incentivá-los a conhecer novas formas de aprendizagem e de pesquisa com autonomia e qualidade, os alunos  dos níveis I4 e E3 produziram trabalhos relacionados ao aprendizado da Língua Espanhola, abordando os aspectos culturais e de vocabulário para o enriquecimento do aprendizado da língua alvo e suas variantes.

Como introdução ao uso das novas tecnologias em sala de aula, foram empregados os sites Popplet para a elaboração de mapas mentais e o Wordle para a criação de nuvens de palavras.

Durante a elaboração dos trabalhos, os alunos conheceram as novas ferramentas tecnológicas por meio das explicações e instruções fornecidas em sala a respeito da importância do uso adequado das novas tecnologias no processo de aprendizagem e nos procedimentos de pesquisa. Desta forma os estudantes aprenderam a empregar os sites Popplet e Wordle para a preparação dos trabalhos. As pesquisas foram elaboradas durante as aulas, no laboratório de informática e à distância por meio da Internet.

Clique nas imagens para ampliar

A partir da elaboração de mapas mentais com o uso do site Popplet, os estudantes abordaram temas como as festas tradicionais dos países que tem como língua oficial o espanhol e posteriormente apresentaram em sala de aula seus mapas mentais por meio da produção oral e explicação dos conteúdos que foram objeto de pesquisa.

Já a utilização do site Wordle visou o enriquecimento de vocabulário e do conhecimento cultural da Língua Espanhola. Os alunos pesquisaram novas palavras relacionadas a temas já abordados em sala de aula e a partir de suas pesquisas criaram nuvens de palavras que foram expostas em sala de aula mediante a apresentação oral e explicações por parte dos estudantes.

Os trabalhos contribuíram para o enriquecimento do estudo do estudo da Língua Espanhola e promoveram o conhecimento das novas tendências pedagógicas no processo de ensino- aprendizagem.

Profa. Hedy Rojas Schneider