Francofonia 2014

A Semana da Francofonia acontece em Brasilia há 17 anos e seu principal objetivo é promover atividades relacionadas aos países em que a língua francesa é um dos meios de comunicação: quer como língua materna, língua segunda ou como língua estrangeira.

Em 2014, a Secretaria de Educação do DF reconheceu a importância da Semana da Francofonia, destacando a mesma em seu Calendário Escolar para CILs: do dia 17 a 23 de março houve diversas atividades em que estudantes, docentes e gestores do CIL de Brasilia estiveram presentes, a começar pela cerimônia de abertura deste evento no dia 18 de março, organizado pela Embaixada do Haiti.

Para que os estudantes compreendessem a presença da língua francesa, a Prof Denise esteve no Laboratório de Informática com suas sete turmas. Os estudantes ouviram cantores de expressão francesa, como Lokua Kanza e Tété. O ppt de apresentação deste tema encontra-se no site do CIL de Brasília.

A coordenadora de francês, prof Débora acompanhada de três alunas do nível Avançado, Thainá, Anna Maria e Otília participaram de uma visite guidée no Estádio Nacional.

As professoras Narciza e Denise levaram um grupo de estudantes de francês ao CCBB para assistir a um filme intitulado como parte da programação escolar. Além da oportunidade de conhecer outros espaços em que se pode aprender francês, foi um momento de integração entre CILs, pois durante esta sessão de cinema havia estudantes do CIL 02 e do CIL de Ceilândia.

A culminância desta semana foi à ida ao torneio entre CILs de voleyl. Quatro estudantes, Vitor, Jeniffer, Rafael e Gabriel foram acompanhados das professoras Regilene, Ana Rosa e Denise até SESI do Gama para participar do campeonato, juntamente com estudantes de outros CILs do DF. Ao final da matiné festiva no SESI Gama, todos os presentes participaram da atividade orientada pelos professores e ex-professores voluntários que consistiu em soltar pipas para a paz. Os cerfs-volants decorados com palavras sobre a paz encerraram as comemorações da Semana da Francofonia colorindo o céu do Gama no sábado dia 22 de março.

Texto: Profa.  Denise Gisele de Britto Damasco