Sala de Recursos

A Sala de Recursos do CIL 1 de Brasília foi revitalizada em 2001, antes mesmo da universalização da educação inclusiva nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal em 2003.

É pioneira em atendimento especializado na língua alvo que o/a aluno/a com necessidade educacional especial estuda – alemão, espanhol, francês, inglês, libras -, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Dentre os quinze CILs, somente cinco dispõem desse aporte ao corpo discente, docente e às famílias, são eles: CIL 1(Asa sul); CIL 2 (Asa norte); CIL Gama; CIL Sobradinho; e CIL Taguatinga.

Recebemos os/as alunos/as com laudo médico das deficiências física, visual, auditiva, intelectual, mental; com Transtorno Global do Desenvolvimento – TGD; e com Altas Habilidades e Superdotação – AH/S.

Os horários de atendimento aos estudantes são às segundas e quintas, nos turnos matutino, vespertino e noturno; às terças no vespertino; e às sextas no matutino. As quartas são dedicadas ao atendimento aos professores e aos pais, e, quinzenalmente, reunimo-nos com a Coordenação de Ensino Especial para orientações, debates, palestras.

Professoras Responsáveis

Professora Alessandra Valéria de Paula

Llicenciada em Letras Português/Inglês. Na área de ensino especial, possui  formação no Método Doman pelo  The Institutes for the Achievement of Human Potential – Philadelphia PA – USA (1999) e no Instituto Véras – Rio de Janeiro (2003); e no Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI de Reuven Feuerstein. Possui conhecimento básico de espanhol e francês. Atua na Sala de Recursos desde outubro de 2013.

Professora Ana Rosa Chaves Marwell de Oliveira

Professora de espanhol e poliglota. Tem cursos na área de inclusão e surdez. Humanista, gosta de participar de projetos internacionais com alunos e professores de outros países. Já participou de programa para visitar as agências da ONU em Genebra e atua na sala de recursos desde 2010. É uma profissional incansável na luta pelo respeito aos direitos dos alunos com deficiência, por uma educação de qualidade.