Programas

English Alive

“English Alive” é um projeto realizado com o objetivo de desenvolver as habilidades orais dos alunos e estimular a conversação real entre diferentes indivíduos.

Durante as aulas, os alunos (todos de nível avançado) debatem sobre temas que eles previamente selecionaram. O foco principal das aulas é estimular a capacidade de comunicação assim como a capacidade de transmitir idéias.

O projeto ocorre toda segunda-feira, 18:30 – 19:30 no Centro de Referência e é realizado pela professora Yara Verburg. Para participar do curso, é solicitada uma contribuição para a APAM de R$ 40,00.

Texto: Profa. Yara Verburg

Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos  que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertecem à camada sócio-econômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades.

O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, do Ministério da Educação – MEC, da rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos e algumas  empresas do setor privado.

Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, participam de  reuniões em organizações dos setores público e privado e  visitam escolas e projetos sociais.

Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade. Participam de  atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.

A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Programa  Pasch – Uma parceria para o futuro

É um programa coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores em conjunto com o Goethe-Institut e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Objetivo: expandir a cooperação com as escolas para fortalecer ou implementar o ensino de alemão como língua estrangeira. Essa iniciativa abrange muitas escolas e o programa oferece formação continuada para alunos e  professore.

Vários alunos do CIL 1 de Brasília já participaram do programa. Veja o Diário de viagem de algum deles no Blog do alemão. O cildeutschbrasilia.

Serviço:

Para saber mais sobre o Programa acesse o site da Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha no Brasil