Alumni na Alemanha – Renan Almeida *

Alumni Rodrigo Heinzle e Renan Almeida em Munique

Em agosto, o ex-aluno do Centro Interescolar de Línguas 1, em Brasília, Renan Almeida, foi passar alguns meses na Alemanha para fazer um estágio e um curso de alemão com uma bolsa PASCH especial para os Alumni (ex-alunas e ex-alunos das escolas parceiras do Goethe-Institut na Iniciativa PASCH no Brasil). Veja o que ele conta sobre esta experiência!

Renan Almeida
Alumni PASCH, CIL 1, Brasília

“Servus!

Meu nome é Renan Almeida e estou atualmente em Munique pois recebi uma bolsa graças a iniciativa PASCH-Alumni, do Goethe-Institut e da empresa de tecnologia de segurança Giesecke & Devrient. Estarei aqui até o fim de outubro para participar de um estágio e curso de alemão ao mesmo tempo. Mas hoje eu vim falar sobre algo a mais que o PASCH-Alumni acaba oferecendo indiretamente com todas as bolsas.

Eu queria falar sobre amizades, já que desta vez eu tive a chance de vivenciar algo que parece coisa de filme. A forma com que as pessoas acabam se conhecendo durantes os cursos/encontros/viagens normalmente cria laços, mas dessa vez eu percebi o quão grande esses laços podem se tornar. Às vezes, eu paro para pensar o quão louco isso é.
Tive a chance de conhecer a França na casa da Alumna Sara Saad, que até está estudando língua alemã em Strasbourg (Oh la la), reencontrar um grande amigo que fiz durante a primeira viagem pra Bremen em 2015!!!! E, além disso, poder assistir minha primeira partida do meu time favorito de futebol desde que comecei a aprender alemão com o Rodrigo Heinzle, que está trabalhando aqui em Munique.

Bom, tudo isso aconteceu e só tem alguns poucos dias que cheguei aqui, ainda tem muita coisa pra acontecer mas já estou bastante agradecido por poder dividir essas experiências com essa galera incrível. E a inciativa PASCH vai bem mais além do que todos pensam. Eu achava que sabia disso, mas percebi que ainda tem muito para descobrir. E queria também agradecer a todos os Alumni que tive a chance de conhecer, vocês são top!”

* Texto originalmente publicado em: http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/archives/545-Alumni-na-Alemanha-Renan-Almeida.html

Comments are closed.