PASCH-Abend

PASCH-Abend

Uma noite comemorando mais um ano de conquista dos alunos de alemão do CIL 1.

Na última segunda-feira, dia 11 de dezembro, 26 alunos do CIL puderam receber seus certificados de proficiência, após realizarem os exames do Goethe-Institut durante o ano de 2017. Foram entregues 17 certificados da prova FIT in Deutsch 1, 4 referentes ao exame Zertifikat A2 Fit in Deutsch e 6 do Zertifikat B1.

Senhoras Damaris Jenne e Marie Seyboth – Embaixada da Alemanha

Tivemos a honra das presenças das representantes da Embaixada da Alemanha, senhoras Damaris Jenne (Primeira Secretária de Assuntos Culturais e Imprensa) e Marie Seyboth (Conselheira de Assuntos de Política Social), além do senhor Fábio Pereira de Sousa, Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional (SUPLAV), representando a Secretaria de Educação. Juntamente com a diretora do CIL Renata Batista, eles fizeram a entrega dos certificados aos nossos alunos que também receberam vários brindes doados pela Embaixada da Alemanha e pela iniciativa PASCH.

Fábio Pereira de Sousa (E) Sra. Sueli e Renata Batista (D) – SEEDF

Durante o evento, fizemos uma retrospectiva das atividades realizadas pelos alunos e professores do CIL em parceira com a iniciativa PASCH, ouvimos os relatos de viagem dos alunos bolsistas de 2017 que foram para a Alemanha: Matheus Pinho ( Juku – janeiro de 2017 – Frankfurt); Rebeca Amaral ( Juku julho de 2017 – Duderstadt) e Miguel Cauê Amaral (Probestudium Heidelberg – novembro de 2017) e anunciamos os bolsistas já escolhidos para 2018: Davi Santin Lima  – (JUKU – janeiro de 2018 – Frankfurt) e Yamí Rodrigues da Silva (intercâmbio de um ano –  Blickwechsel: Ein Jahr in Deutschland).

Entre uma apresentação e outra tivemos o prazer de ouvir algumas apresentações musicais.  A aluna Suellen Bonfim (flauta) e o aluno David Póvoa (violão) tocaram Deutschlandlied  de Haydn; o aluno Guilherme Dantas nos prestigiou com  Souvenir de Sarasade de Willian Hermann Potstock no violino e o professor Mário Araujo nos encantou com sua bela voz, ao interpretar In der Fremde  de Schumann.

No final do evento, tivemos a apresentação dos ex-alunos PASCH Renan Almeida, Júlia Moreschi e Tamara Rodrigues, que agora fazem parte da rede PASCH-Alumni e são incentivados pelo PASCH a continuar seus estudos de alemão e manter o contato com a cultura, através de bolsas, encontros nacionais e internacionais, workshops e várias atividades online.

Por fim, a diretora do CIL 1 de Brasília convidou todos os presentes para um pequeno coquetel na biblioteca na escola. Foi uma bela noite PASCH.

Veja mais fotos em nossa fanpage do Facebook

Comments are closed.