Alemão


Semana da Língua Alemã no CIL

Ao longo da última semana ocorreram vários eventos no Brasil para comemorar a Semana da Língua Alemã. No CIL 1 de Brasília tivemos Festival de Cinema, Exposição, Palestras e Aula Demonstrativa.

Logo no sábado dia 31 de março houve a exibição do filme “Das tapfere Schneiderlein” (O Alfaiate Valente), uma bela adaptação dos contos dos Irmãos Grimm. O público mostrou seu encanto pela obra com muitos aplausos no final. Ao longo da Semana foram exibidos os dez filmes da série, como “Froschkönig” (O Rei Sapo), “Tischlein, Deck Dich” (A Mesinha Mágica) entre outros.

Alunos, pais, servidores e visitantes puderam também prestigiar a exposição “Jugend in Deutschland” (Juventude na Alemanha). Uma classe escolar de Berlim recebeu a tarefa de criar doze pôsteres temáticos sobre jovens na Alemanha 2013. O resultado foram doze imagens fantásticas, sendo que cada colagem é um trabalho individual. Os pôsteres forma impressos em 15 banners (1 Abertura, 2 cartazes de introdução, 12 cartazes temáticos).

No dia 04 de abril os alunos de todos os idiomas puderam assistir a palestra de Sina Staub “A Suíça em sua Diversidade”. Sina trouxe temas atuais e de grande interesse do público, que pôde participar com várias perguntas. No final, os presentes ainda receberam brindes como bonés, chaveiros, canetas e mapas. O CIL também recebeu livros e DVDs que irão enriquecer ainda mais nossa biblioteca. Nossos agradecimentos à Embaixada da Suíça e a Sina.

Na quarta-feira, dia 05, foi a vez de conhecermos um pouco mais sobre a Alemanha e a Áustria. Nosso aluno bolsista, Matheus Pinho, nos mostrou um belo vídeo e nos contou sobre seu curso em Frankfurt em janeiro de 2017. A Ministra-Conselheira da Embaixada da Áustria, Isabella Tomás, trouxe uma série de dados estatísticos e curiosidades sobre seu país. O público se mostrou tão interessado que, devido ao tempo, nem foi possível responder a todas as perguntas. Agradecemos imensamente a Embaixada da Áustria e a Ministra-Conselheira Isabella Tomás.

A Semana da Língua Alemã no CIL encerrou-se com uma aula demonstrativa, ministrada pelo professor Mário: “Seguindo princípios da didática de língua terciária (Deutsch als Tertiärsprache), os presentes foram convidados a reconhecer e compreender vocábulos e expressões simples em alemão por meio de sua experiência prévia em outros idiomas. Após selecionarmos formulações relevantes para uma apresentação pessoal sucinta e o devido treinamento fonético, cada um pôde falar um pouco de si no idioma-alvo”, comentou o professor.

Esperamos que todos tenham aproveitado os eventos e enriquecido seus conhecimentos com mais uma semana cultural no CIL 1 de Brasília.

Comments are closed.