Deutscher Abend

Uma Noite Alemã

100_0024

Os alunos de alemão do CIL 1 de Brasília também celebraram a Semana da Língua Alemã com uma noite de festa em 27 de abril. Depois de receber as boas-vindas da diretora do CIL 1 Renata Corcino, os pais dos alunos receberam informações sobre o projeto PASCH e puderam ver um pouco do que é feito em sala de aula.

Logo no início, os alunos mais novos que cursam com Denise e Mário o Juvenil 1 e o Juvenil 2 fizeram um teatrinho muito animado, cantando Heidenröslein. Depois, Davi do Básico 3 recitou “Walküren” de Heinrich Heine, seguido por um depoimento emocionado de sua mãe Andrea, que agradeceu a oportunidade de seus três filhos terem aulas de alemão de qualidade.

Veja o vídeo:

Na sequência, Guilherme (também do B3) tocou no seu violino uma “Gigueta” de J. S. Bach.  Para descontrair, no estilo folk musik, os alunos do professor Mário cantaram “Heute hier, morgen dort” de Hannes Wader.

Fábio Pereira (subsecretário da SUPLAV) deu algumas palavras de agradecimento e expressou sua satisfação com a parceria entre a Secretaria de Educação e o Goethe-Institut São Paulo.

100_0068

A plateia foi ao delírio com a entrega dos diplomas FIT por Sabine Plattner (Goethe-Zentrum) e das bolsas de estudos para os “Jogos do Sul” a Karin (B3) e Caio (B4). Ana Clara  e Júlia (B4) contaram, em alemão e português, como foi a sua experiência como bolsistas na Alemanha em janeiro de 2016. João Victor (B5) e Miguel Cauê (B4) foram anunciados como os próximos bolsistas em julho de 2016 e foram aplaudidos por um torcida organizada pelos colegas. As alunas Juliana e Luana do nível I3 interagiram com o público num quiz sobre empréstimos do alemão na língua portuguesa.

A pedido dos pais, alunos dos cursos juvenis e de todos os níveis foram convidados para cantar novamente no palco “Heidenröslein” e uma última canção: “Ich rette die Welt” da banda Madsen.  Encerrando a noite, Renata chamou os convidados para visitar, na biblioteca, a exposição Comis, Manga & Co. e para uma degustação de pratos típicos alemães e austríacos oferecidas pelo programa PASCH.

Os professores Denise e Mário trouxeram Linzer Torten que fizeram em casa e a mesa ficou ainda mais farta e gostosa com comidas trazidas por vários alunos. Esta celebração fica na memória graças ao empenho dos alunos e professores de alemão e engajamento de todos os colegas da direção, supervisão, administração, biblioteca, orientação educacional, sala de informática e equipe de limpeza do CIL. Nosso carinhoso “vielen Dank” a todos!

Texto: Professores Denise Gomes e Mário Araujo

Comments are closed.