Curso nos EUA

Fulbright3

Professores  e a certificação

Os professores Anna Mônica de Souza Hipólito, Laiz Silveira Campos (CIL 2012), Thaís Lôbo Junqueira, Douglas Peluzio Melgaço e Inaldo do Nascimento integraram a equipe de professores brasileiros que foram selecionados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI).

O programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Comissão Fulbright.

Para essa etapa foram selecionados 534 professores e os custos da viagem foram totalmente financiados pela Capes e pelo governo dos Estados Unidos.

O curso foi ministrado em 19 universidades norte-americanas e teve a duração de seis semanas(de 14/01 a 22/02) incluindo  atividades acadêmicas e culturais.

Dentre os seus objetivos do curso citamos:

  • valorizar os profissionais que atuam na rede pública de educação básica;
  • fortalecer as habilidades linguísticas dos professores;
  • compartilhar metodologias de ensino e avaliação capazes de estimular a participação do aluno em sala de aula;
  • estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula e
  • oferecer experiência sobre a história e a cultura dos Estados Unidos.

Partindo da idéia de que hoje é sempre bom compartilhar, colocamos aqui algumas fotos e os depoimentos dos nossos professores sobre essa experiência enriquecedora.

Fulbright2

Os professores Douglas, Thaís e Inaldo em foto oficial com os 24 professores brasileiros junto ao Dragão, símbolo da Drexel University (Philadelphia, Pennsylvania, EUA).


“Conviver com pessoas tão diferentes requereu empatia, moderação, paciência e saber ceder nos momentos certos. Ao viajar com um grupo de professores brasileiros, eu pude apreciar mais de perto o comportamento, a atitude, o modo de pensar e o estilo de vida dos norte-americanos a partir de diferentes pontos de vista. Sem dúvida foi uma ótima oportunidade para praticar o idioma em ambiente real, melhorar a pronúncia e vivenciar a cultura local.”

Thaís (Drexel University, Philadelphia, Pennsylvania)

Fulbright1

Os professores Douglas, Thaís e Inaldo em foto oficial com os 24 professores brasileiros apóso concluírem o curso da Drexel University (Philadelphia, Pennsylvania, EUA).


O curso foi muito bom para repensarmos nossas metodologias de ensino e termos uma imersão na cultura e na língua americana; o que foi um ganho tanto no campo pessoal, quanto no profissional e que, certamente, será refletido na escola onde ensinamos, com os nossos colegas e, principalmente, em sala de aula, com os nossos alunos.

Douglas (Drexel University, Philadelphia, Pennsylvania)

Fulbright4

Anna Mônica com mais 25 professores em University of Illinois/Urbana-Champaign


“As seis semanas que passei em Urbana-Champaign, Illinois, foram de grande valia na minha vida como professora. Aprender técnicas, metodologias e viver a cultura americana intensamente fizeram muita diferença. A experiência foi muito gratificante, pois estar em contato com a língua me fez aprofundar ainda mais os meus conhecimentos.”

Anna Mônica (University of Illinois em Urbana-Champaign)

Parabéns Professores!

Comments are closed.