Archive for 16 de abril de 2019

Encerramento da Semana da Língua Alemã no CIL

A Semana da Língua Alemã no CIL 1 de Brasília terminou no último sábado, dia 13 de abril, com chave de ouro. 

Os PASCH-Alumni (ex-alunos da iniciativa PASCH) organizaram a segunda edição da gincana “Deutschspiele” e, mais uma vez, foi um sucesso. Cerca de 40 alunos do curso de alemão, além de convidados, participaram de uma manhã animada, repleta de jogos e brincadeiras. Divididos em 5 grupos (DeutschlandÖsterreichBelgienLuxemburg eSchweiz), os competidores passaram por vários desafios como “soletrando”em alemão, “desenho às cegas”, “corrida e quiz”. Ao obter êxito na tarefa, o grupo acumulava pontos e avançava no placar. O grupo vencedor foi Belgien que alcançou a maior pontuação. Todas as equipes receberam prêmios de acordo com sua classificação. Os brindes foram oferecidos pela Embaixada da Alemanha em Brasília e pelo Goethe-Institut São Paulo, através da iniciativa PASCH. Antes do início das atividades, alunos e convidados puderam saborear um delicioso lanchinho, também patrocinado pelo PASCH. 

Os objetivos da gincana foram possibilitar um maiorcontato e aproximação com a língua e a cultura alemãs, estimular o trabalho em grupo e, claro, muita diversão.

Ano que vem tem mais!!

Workshop de quadrinhos no CIL 1 de Brasília

A abertura da Semana da Língua Alemã começou em grande estilo no CIL 1 de Brasília. Dezenove alunos do curso de alemão tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de  quadrinhos com a desenhista alemã TineFetz, nos dias 05 e 06 de abril. Inspirada no trabalho do cientista Alexander von Humboldt (1769-1859), queproduziu mais de 1500 ilustrações em seus escritos e diários sobre animais e plantas e animais, Tine desafiou os alunos a criarem seus próprios contos desenhados, desenvolvendo personagens a partir de bichos como o macaco chiropotes satana ou a salamandra axolotle entre outros. O resultado foram estórias e desenhos surpreendentes que podem ser vistos até o dia 03 de maio no SESC 504 Sul, onde se encontra também a exposição da artista. Tine passou dois meses em Salvador a convite do Goethe-Institut e capturou suas impressões em imagens e quadrinhos. O evento no CIL foi coordenado e patrocinado pela Embaixada da Alemanha em Brasília. Acompanhe toda a programação da Semana da Língua Alemã em www.semanadalinguaalema.com.br