Archive for 20 de dezembro de 2016

Alemão

Noite alemã no CIL

(E) Profa. Denise (CIL), Fábio Pereira (SUPLAV), as alunas Ana Clara e Júlia, Profa. Renata (CIL – Diretora) e o Prof. Mário Araujo.

Na última quarta-feira, dia 14 de dezembro, pudemos prestigiar mais uma noite de festa para o curso de alemão, com o apoio do projeto PASCH. O motivo do evento foi a entrega de certificados aos alunos que participaram dos exames de proficiência do Goethe-Institut, assim como a apresentação de relatos de viagens dos alunos bolsistas do PASCH em 2016.

A cerimônia teve início às 18h30 com a presença do Subsecretário de Planejamento Fábio Pereira de Sousa, da diretora Renata Batista, dos professores de alemão, alunos, pais e convidados. O professor Fábio gentilmente aceitou o convite para fazer a entrega dos certificados a 28 alunos que prestaram o exame FIT in Deutsch 1 em 2016, a três alunas que receberam o Zertifikat B1, e a alguns alunos que participaram da primeira e da segunda fase da Olimpíada de alemão, na sua etapa nacional.

Após a entrega dos certificados, os alunos mostraram seus talentos musicais com a canção “Ich rette die Welt”, acompanhados do professor Mário Araujo ao violão.

Ana Clara Martins

Em seguida, a aluna contou um pouco sobre sua viagem acadêmica à Universidade de Heidelberg, ocorrida no final de outubro. O curso de iniciação universitária teve duração de duas semanas e foi organizado e financiado pelo projeto PASCH. No blog do PASCH no Brasil, podemos ler o depoimento de nossa aluna e de outros brasileiros que participaram da viagem: http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/archives/442-Relatos-da-iniciaco-universitaria-na-Universidade-de-Heidelberg.html

Sra. Sabine Plattner – PASCH(E) e Júlia Moreschi(D)

Júlia Moreschi também relatou sua experiência no workshop no Goethe-Institut do Rio de Janeiro, intitulado “Vom Spiel zur APP” (Do jogo ao aplicativo), ocorrido na primeira semana de outubro. A oficina foi mais uma fase do projeto “Jogos do Sul”, cujo objetivo foi ensinar os alunos a desenvolver jogos colaborativos. Nessa terceira etapa no Rio, alunos de nove países aprenderam a desenvolver aplicativos com a ajuda de programadores da Universidade de Bremen, Alemanha. A participação da Júlia também foi registrada no blog do PASCH: http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/archives/438-Do-jogo-ao-APP-Jogos-do-Sul.html

Miguel Cauê Amaral

Os alunos Miguel Cauê Amaral e João Victor Calassio nos contaram em alemão suas experiências nos cursos na Alemanha (JUKU) em julho deste ano. Miguel fez o curso em Duderstadt e João Victor em Dresden. Os relatos foram traduzidos para aqueles que ainda não falam o idioma e belas fotos ilustraram os depoimentos dos nossos meninos.

Em seguida, anunciamos o novo bolsista para janeiro de 2017. Matheus Pinho irá para Frankfurt e nos mostrou sua empolgação com a viagem em vídeo bem divertido.

Divertida também foi a apresentação dos alunos e do professor Mário com música “Nikolaus”, antes de continuarmos as apresentações dos alunos.

Aliás, a música também faz parte do curso de alemão e em setembro deste ano o PASCH trouxe ao CIL a oficina “Singfabrik” dos músicos Carina Böhmer e Sandro Jahn. Os alunos aprenderam músicas modernas e, para a Noite Alemã, preparam a canção “Wir sind groβ”. Parabéns aos nossos cantores!

Paloma Pinheiro e Renan Almeida

O PASCH também não abandona seus ex-alunos. Paloma Pinheiro e Renan Almeida tiveram a oportunidade de encontrar outros ex-alunos das escolas parceiras em Blumenau, durante o Primeiro Encontro PASCH-Alumni no Brasil. O evento aconteceu durante a Oktoberfest da cidade. Paloma nos contou que o encontro possibilitou a ela obter informações sobre oportunidades de pós-graduação, trabalho e estágios na Alemanha. Pensar no futuro a motiva a continuar estudando alemão. O reencontro com amigos que conheceram durante o JUKU na Alemanha foi para Renan um momento importante da viagem também. http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/archives/441-Relatos-do-1-Encontro-PASCH-Alumni-no-Brasil.html

Renan Almeida e Karin Santin

Para finalizar as apresentações, os alunos Renan Almeida e Karin Santin relataram sua experiência na primeira etapa do projeto “Jogos do Sul” na Praia do Forte na Bahia, em maio deste ano. Eles desafiaram os colegas a participarem de jogos no palco e, por último, convidaram todos a cantar e dançar uma das músicas que marcou o evento: “Das Fliegerlied”. http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil/archives/419-RELATOS-DO-ACAMPAMENTO-NACIONAL-JOGOS-DO-SUL.html

Para encerrar a noite, a diretora Renata convidou a todos para um pequeno coquetel.

Esperamos que 2017 seja um ano de muitas oportunidades para os nossos alunos, assim como foi 2016.

Veja mais fotos em um álbum especial na nossa página no facebook.

Frohe Weihnachten und ein gutes Neues Jahr.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo
Texto: Professores de alemão do CIL 1 de Brasília

Conselho Escolar

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
CONSELHO ESCOLAR
 
O Conselho Escolar do CIL de Brasília convoca conselheiros e comunidade escolar para reunião ordinária do mês de DEZEMBRO de 2016, a realizar-se no dia:
 
9 de dezembro
Sexta-feira
9h em primeira chamada
9h20 em segunda chamada
 
PAUTA:
Balanço anual do conselho
Ata de prioridades
Assuntos gerais
Profa. Ana Rosa Chaves Marwell de Oliveira
Presidente